Olimpíadas do conhecimento

Importância das olimpíadas do saber

As olimpíadas do conhecimento, popularmente conhecidas como olimpíadas científicas, são competições intelectuais entre estudantes do Ensino Fundamental e Médio ou cursos preparatórios para universidades de graduação, que consistem na realização de provas ou trabalhos. O nome do mesmo veio de uma analogia às olimpíadas esportivas, em que atletas especialmente treinados e capacitados competem em busca de um resultado de excelência, sempre cultivando seus laços culturais e espírito de importância. Com abrangência Nacional e Internacional, as competições podem ser realizadas individualmente ou em equipes e, geralmente, são oferecidas premiações para os melhores colocados.

Por meio de provas escritas e práticas, as olimpíadas têm estimulado jovens a descobrir mais sobre as ciências, tecnologias e conhecimentos gerais. Algumas competições procuram estabelecer um intercâmbio entre escolas e instituições de ensino, resultando em um estímulo para a escolha profissional do estudante. Uma competição sadia e de conhecimento para jovens, fazendo a diferença na formação desses alunos.

Além de ser uma forma distinta e dinâmica de testar os conhecimentos, as competições exploram habilidades por meio de novos desafios, impulsionam o rendimento escolar e acadêmico ao estimular o aprofundamento nas disciplinas e permitem que o indivíduo já inicie sua vida acadêmica com um diferencial, agregando valor ao currículo, estimulando o jovem a sempre vencer seus limites e desenvolver habilidades socioemocionais, uma vez sendo necessário lidar com as pressões de um ambiente competitivo e os desafios do dia a dia acadêmico e profissional.

PB e o fortalecimento do intelecto

As olimpíadas são um dos melhores instrumentos para a aproximação dos alunos com a ciência, desenvolvendo a criatividade por meio de problemas que não só exigem conhecimento técnico, mas a capacidade de propor soluções simples e genuínas. Resiliência sendo aflorada neste aluno que é desafiado a pensar por mais tempo sobre uma problemática até encontrar a solução. Também é desenvolvido o senso de competição de forma sadia, uma vez que o jovem entende que participar é mais importante que ganhar medalhas, pois percebe sua evolução e falhas, buscando sempre o alcance dos melhores resultados e evolução de suas habilidades e aptidão. Consequentemente, alunos olímpicos costumam performar melhor em provas e vestibulares. 

O PB Colégio e Curso apoia e incentiva seus alunos à excelência, assim como a participação nas olimpíadas. Hoje, há olimpíadas em todas as áreas de conhecimento. Em primeiro caso o aluno é atraído pela área de seu maior interesse e a consequência é ele ir se desafiando a aprender sobre o novo e o desconhecido. Na instituição, é oferecido treinamento específico para algumas dessas olimpíadas. No corpo de professores há diversos ex-alunos olímpicos, incluindo campeões internacionais, auxiliando a manter a cultura de valorização e excelência dessas competições.

No PB, o método é nosso e a aprovação é sua. O PB aprova você!

Redes sociais:

https://www.instagram.com/pbcurso/

https://www.facebook.com/pbcurso/

Leave a Comment